segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CAMINHOS PERCORRIDOS


Falar de Umbanda a meu ver, é falar sobre evolução, crescimento, fé, esperança, caridade e amor. Dentro do ritual que professamos no CEUXCO Teresópolis, existem 7 graus de iniciação. O Iawôrixalá é o terceiro. O texto que hora publicamos neste blog, foi escrito por um dos médiuns que alcançaram essa importante graduação no último mês em nossa Casa. E se falar de Umbanda é o que se propõe este blog, então um texto sobre evolução, fé, esperança, caridade e amor é sempre muito propício. Obrigado, Fred pela participação, e parabéns a todos os novos Iawôs do CEUXCO!

“Somos pouco diante da imensidão do universo
Mas mesmo assim podemos ser luz ou escuridão
Podemos ser alegria ou dor
Podemos ser amor ou desunião
Todo o universo se encontra dentro dos limites do pensamento, da imaginação e do sentimento e mesmo assim, continuamos a ser pouco diante dele.
Somos tudo o que leva a Deus, mas podemos escolher ser o caminho mais curto ou o mais longo, enfim somos a escolha
Ser Iawôrixalá é mais um degrau no caminho do aperfeiçoamento religioso que nos levará a poder exercer de forma mais plena a caridade e a comunicação com nossos guias, mas as escolhas não ficarão mais fáceis, ao contrario, se tornam cada vez mais difíceis aumentando principalmente as nossas responsabilidades com a religião, conosco e com os outros seres com quem convivemos e dividimos essa pequena nave chamada TERRA. São as nossas escolhas que vão fortalecer e legitimar nossa Umbanda de paz, amor e caridade.
Toda energia é bipolar tem um caráter negativo e positivo cabe a nós a escolha de qual vamos viver. O que queremos? Não seria o amor a base de tudo? Será que nele mora a maledicência, a vingança, a intriga, a discórdia, a mentira, a confusão e a arrogância? E a caridade, essência da nossa religião, onde e como ela se encaixa nisso tudo? Vamos lembrar o nosso hino “Umbanda é Paz, é Amor é um mundo cheio de luz é a força que nos dá a vida e a grandeza nos conduz...” para que possamos atingir essa grandeza é necessário conhecermos a simplicidade e a humildade.
Sabemos que ser humilde e simples vivendo num mundo onde exaltamos o poder financeiro e o poder simplesmente pelo mero exercício do poder é muito difícil. Mas no caso da Umbanda o poder deve estar fundamentado no amor, na simplicidade e na humildade para que possamos exercer a caridade que tanto pregamos
Cada obrigação é uma iniciação para uma nova etapa do nosso trabalho espiritual, aumentamos o nosso saber, aprendemos a fazer, mas nada disso adianta se não fizermos a escolha certa de como queremos ser. Ostentar uma hierarquia de Iawo, pemba ou Bori de nada vale se não formos além do saber, do fazer, e do viver nos tornando o caminhante e o próprio caminho, em busca da perfeição divina. Nunca se esquecer da essência e nunca supervalorizar a forma; essa é a trilha que nos levará ao nosso objetivo. Quanto mais elevada à hierarquia do médium maior deve ser a simplicidade e menor a arrogância. Temos que ser seta, caminho e alvo.
Agora começamos a entender com clareza a importância dos elos numa corrente, começamos a perceber que além de nós existe os outros e que nada somos e pouco alcançaremos se não tivermos a perfeita compreensão da harmonia e da fé.
É dentro da nossa concentração, do nosso respeito pelo outro, do nosso silencio, da nossa paciência, do jeito sereno de ser e da nossa complacência é que mora esse caminho chamado ritual, chave que abre os portões para nossa comunicação com nossos mentores espirituais e nos protege da penetração das entidades que não tem interesse na evolução do ser.
Ser Iawô é ter consciência que o caminho esta só começando, mas que nossas responsabilidades já são enormes.
Que o nosso Pai Oxalá nos proteja nesse caminho de amor chamado Umbanda, que nossos Orixás, manifestações genuínas do amor de Zambi, estejam sempre nos ensinando o caminho e que nós médiuns dessa casa possamos fazer jus a esse amor divino, sendo elos fortes dessa corrente para que juntos e de mãos dadas possamos vencer nossa imperfeições para sermos estrelas brilhantes no universo do amor de Deus
Salve todos nossos Guias e nossos Orixás !
Salve nosso Pai Oxalá !”
Frederico Ricardo de Medeiros Lima

Um comentário:

Unknown disse...

Irmao, agora vc ja e Borizado!! Bjs..