quinta-feira, 1 de outubro de 2009

UMBANDA: EVOLUÇÃO x TRADIÇÃO = ELEVAÇÃO


Um dos conceitos motrizes do universo umbandista é a EVOLUÇÃO. Se nós, enquanto seres encarnados buscamos a evolução para libertarmos-nos desta condição e nossos próprios Guias e Mentores, ajudam-nos nesta caminhada para, eles mesmos, serem impulsionados além de seus próprios graus evolutivos, seria uma total incoerência imaginarmos que a própria religião que praticamos esteja pronta e acabada. A Tradição umbandista remonta há milhares de anos. O sincretismo que ela encontra em outras Tradições também. Mas temos que ter consciência que mesmo assim ela ainda não encontrou sua forma final e perfeita. O principal motivo? NÓS ainda não encontramos a nossa.

O raciocínio é simples e claro: Se a Umbanda é um dos meios encontrados para o Divino se manifestar em nós e para nós. Se nós próprios estamos em constante evolução. Como é que poderíamos querer supor que este meio não evoluiria, assim como nós próprios? Se a Umbanda por si só não evoluísse, ela simplesmente impediria que nós próprios, em determinado momento, evoluíssemos também, não é claro? É como um professor de ensino fundamental que ensina matemática ao seu aluno. Chega uma hora que ele não tem mais o que ensinar dentro do universo do ensino fundamental. A partir daí, caberá a um outro mestre ensinar a matemática mais avançada, ou a este mesmo mestre expandir o universo matemático que ele mesmo aplica ao seu aluno, ou ainda a este discípulo procurar instâncias superiores onde possa aprender níveis matemáticos mais avançados. Isso sempre, em concordância com a evolução do aluno, que poderá ou não, de acordo com seus próprios méritos, continuar estagnado recebendo as mesmas lições até aprender de fato seus significados ou avançar nos ensinamentos indo até mesmo além do que seu próprio mestre um dia imaginou.

A elevação das conquistas espirituais de nossa coletividade planetária deve ser encarada como uma das missões primordiais da própria Umbanda e, por conseguinte de todos os seus médiuns. Graças a ela, a Umbanda vem através de atitudes sincréticas, inspirações superiores e ensinamentos do Divino, evoluindo consideravelmente nos últimos anos. Graças a isso, seus médiuns também. Lógico que existem verdades espirituais sublimes e imutáveis, e a estas só nos resta uma reduzida percepção. Mas exatamente por isso, temos que estar sempre buscando nossa evolução, assim como evitarmos nos determos ad infinitum a dogmas ou tradições que limitem nossa capacidade evolutiva ou nossa oportunidade de acesso ao transcendente. Por isso, a EVOLUÇÃO não pode jamais ser subtraída pela TRADIÇÃO, mas ao contrário, somar-lhe elementos que nos permitam a nossa própria ELEVAÇÃO
.

7 comentários:

Unknown disse...

Meu irmão, mais uma vez mostrou essa capacidade de buscar e sentir o mundo espiritual com uma simplicidade de uma criança. Apesar que ainda encontramos pessoas que pensam que seu caminho espiritual é o único. Vislumbram a luz de Deus e querem passar isso a todos como se fossem os únicos que mereceram descobrir o caminho certo. E querem a qualquer custo fazer com que os outros sigam atrás deles por aquele caminho. Pobres ignorantes. Não sabem que o caminho de Deus é o caminho de todos os homens. Todos! E que cada um o segue por um atalho diferente. Não percebem que existe um mundo individual para cada ser humano e que cada um vive imerso nesse universo subjetivo impenetrável aos demais. Quem não admite essa realidade não é ainda verdadeiramente espiritualizado porque "só o é" aquele que consegue enxergar a Unidade nas diversidades. Todos os caminhos conduzem a Deus. A doença, o sofrimento, a dor, a maldade que alimentamos por ignorância; tudo isso, por incrível que pareça, mais cedo ou mais tarde acaba em Deus. As trevas também conduzem à Luz. Também são operárias do Grande Arquiteto do Universo. Têm o objetivo de mostrar, através do seu jugo impiedoso que existe a luz, mesmo que no fim do túnel.
Um beijo Fátima Queiroz

Marcelo disse...

Emocionei!!! :0) Obrigado pelas lindas, gentis e PERFEITAS palavras!!! Beijo enorme!

Unknown disse...

Oi Marcelo, gostei muito de avaliar( dentro do meu contexto, é claro) a maturidade como vc expôs o tema.Você concordou comigo, pois também acho que a harmonia entre o mental e o físico é que sempre deve prevalecer, pois como bem situou o Pai Rivas a "Iniciação pode nos conduzir ao CAMINHO quando nos colocamos nessa ordem:SABER, SENTIR, FAZER, VIVER para finalmente alcançarmos o SER", aí sim entendemos o que é EVOLUÇÃO.

Marcelo disse...

Sem dúvida nenhuma!!! Voltaremos a este tema mais tarde e em outras oportunidades... Bjz imensos e obrigado pelo comentário querida mãezinha!

Marcos Venicio disse...

Caro irmão Marcelo, tenho acessado este blog e até então não havia me manifestado. Mas hoje, 12 de outubro, dia consagrado à padroeira do Brasil e também às crianças, senti o desejo de dizer algumas palavras na condição de ´´criança da umbanda´´ que me considero. Na verdade gostaria de confirmar o que me foi dito quando aceitei de coração fazer parte desta família que é o CEUXCO. Lembro-me que o que mais ouvi é que a melhor fase é aquela em que ingressamos e permanecemos pré-mediuns. E é verdade. Nessa fase, ainda podemos ´´pagar o maior mico´´ que está tudo bem. Ontem devorei o livro ``Memórias de Mão de Pemba`` das irmãs Cláudia e Letícia do CEUCL e me diverti muito com as histórias contadas, que qualquer um de nós poderia vivenciar. Gostaria de agradecer os momentos em que me desenvolveu, quando ainda era ´´bebê´´e dizer a todos que querem crescer antes da hora, que aproveitem este momento mágico, que é único, porque a partir do momento em que confirmarem pemba, passarão a sentir o peso da responsabilidade da missão que virão assumir na obrigação de cabeça. Caso contrário dirão um dia: ``Ah, como era bom ser criança......``
Um abraço do seu irmão Marcos.

Marcelo disse...

Fiquei triplamente feliz com seu comentário!!! Primeiro por saber que vc vem acessando nosso blog. Segundo pelo carinho demonstrado. Terceiro pela maturidade e entendimento das etapas dentro do caminho da Umbanda que vc demonstrou! Realmente o livro é ótimo e o que vc falou é certo: A partir da primeira obrigação, o peso da responsabilidade vai só aumentando!!! Obrigado irmão e participe sempre! O espaço é NOSSO!!!

Anônimo disse...

Parabéns, meu irmão, pelo seu trabalho via Internet, pela Umbanda, para a Umbanda e os umbandistas, tão sofridos e discriminados, a talponto de sofrerem eles próprios, com a tal "magia negra", pensando os que discriminam, que Umbanda é macumba, (no sentido pejorativo da palavra) portando, magia negra, que eles , até mandam para os pobres umbandistas inocentes do que eles pensam...mas lutamos, "Não viemos aqui para perder e sim para ganharmos", como sempre disse o Sr. Sete Espadas. Continue pois, com esse maravilhoso trabalho, que faz bem a todos os interessados....
e eu como umbandista, agradeço. Aranauan, Saravá.
Ana Maria de Aguiar.