quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A CRENÇA UNIVERSAL NA REENCARNAÇÃO (8): CONCLUSÃO


"Se um asiático me pedisse uma definição de Europa, eu seria forçado a responder-lhe: É aquela parte do mundo que é assombrada pela incrível ilusão de que o presente nascimento da pessoa é sua primeira entrada na vida…" Schopenhauer (Parerga e Paralipomena)

Chegamos aqui ao fim desta série de posts sobre a Crença Universal na Reencarnação e espero então poder voltar mais diretamente ao tema principal deste blog: Umbanda. Vale porém lembrar, que mesmo se tratando de um assunto comum a toda uma gama de religiões que aceitam e acreditam na reencarnação da alma humana, não nos distanciamos tanto assim do nosso objetivo primário. Embora a idéia inicial desta série fosse responder a um belo comentário de minha prima e irmã no santo, Cacau, a respeito de pessoas que professam outras religiões – ver o primeiro post desta série -, ao falarmos sobre o amplo conceito de reencarnação, transmigração, guigul, mentempsicose, renascimento, ou qualquer que seja o nome dado em qualquer cultura ou religião, falamos também a respeito de alguns dos conceitos mais básicos e fundamentais de nossa religião: REENCARNAÇÃO, CARMA, AÇÃO E REAÇÃO, MUNDO ESPIRITUAL, EVOLUÇÃO DA ALMA etc. Todos estes, comuns e apregoados nas mais diversas culturas, épocas e religiões, como pudemos ver durante esta nossa “viagem”.

É claro, que o objetivo desta série de posts não foi nunca ser um tratado completo e definitivo sobre o assunto. Ao contrário, foi só o de abrir os olhos para uma infinidade e diversidade de conceitos, crenças e mitos a respeito da reencarnação, expandindo horizontes e incentivando a curiosidade. Quem sabe até suscitar em você, leitor, a sede de pesquisa neste tão amplo tema? Há muito ainda que não citamos neste blog. Por exemplo, não falamos sobre os cátaros, uma doutrina intelectual cristã que acreditava em reencarnação e foi considerada herege, caçada e destruída pela Igreja Católica no século XIII. Muitos acreditam que eram eles os possuidores do Santo Graal. Embora o islamismo ortodoxo não aceite o conceito de reencarnação, espalhados por todo o oriente médio existiram confrarias sufistas onde sábios mestres dervixes ensinavam o contrário. Segundo alguns deles, o texto do Alcorão se divide entre o texto propriamente dito, zahir, e seu sentido oculto, batin, que somente uma freqüente meditação “iluminada” pode ajudar a desvendar. Existem também os Drusos, religião encontrada na Síria e Israel nos dias de hoje, professada também no Líbano e que acreditam na reencarnação como meio de purificação da alma até a perfeição divina. Ou os Alauítas, religião predominante na Síria que embora seja sincrética com elementos muçulmanos, cristãos, judeus e iranianos, acredita na reencarnação como meio de evolução da alma. Enfim, uma infinidade de culturas, crenças e mitos a serem explorados.

De qualquer forma, os primeiros passos foram dados. Cabe agora a você continuar esta jornada por conta própria. Continuaremos por aqui falando sobre a que este blog se propõe: UMBANDA, evolução espiritual e a busca por um caminho de luz. Esperamos que esta jornada tenha sido tão informativa e gratificante para você como foi para nós. Mas antes de terminar, vale citar o grande filósofo iluminista francês, Voltaire (1694-1778), maçom, ensaísta polêmico, defensor da liberdade imprensa, tolerância religiosa, imparcialidade criminal e uma das grandes mentes da história humana: “Afinal, não é mais surpreendente nascer duas vezes que nascer uma vez...”

Para quem quer saber mais:
Sociedades Secretas – Vol. I – Jean-François Signier e Renaud Thomazo
Parerga e Paralipomena – Arthur Schopenhauer
Religiões do Mundo - John Bowker

3 comentários:

massa e cia disse...

Querido irmão, você está de parabéns. Comecei a ler e só pude parar na ultima postagem.Vale dizer que fiquei muito interessada em obter maiores conhecimentos sobre o assunto.Bjsss!!!

Marcelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo disse...

Querida irmã, vc não imagina como seu comentário me deixa feliz!!! Levar maiores informações, argumentos e esclarecimentos a vcs, despertando a curiosidade e o interesse é o meu maior objetivo aqui!!! Obrigado pelo comentário e vamos todos juntos neste caminho, aprendendo e ensinando, divulgando e elevando mais alto o nome da Umbanda por estas terras... Bjz!!!