quarta-feira, 2 de setembro de 2009


"Exú é uma entidade tão boa quanto qualquer outra! Ele trabalha com energias positivas também! Quem pode transformar essa energia em negativa é o médium com quem ele trabalha. É como a física e a matemática ensinam: Positivo(Exú) com negativo(Médium) é igual a negativo(Energia). Assim como positivo(Exú) com positivo(Médium) é igual a positivo(Energia). Então tudo vai depender do médium..."
Pai João Cambinda (Delmo)

19 comentários:

Anônimo disse...

Pai João Cambinda... Ele é um mestre.

Desde que me tornei Umbandista venho estudando muito, lendo, filosofando e mostrando para as pessoas preconceituosas a importância da Umbanda. Incansavelmente venho dizendo o quão boa são as energias dos Exus e Bombo Giras, e aos poucos essas pessoas preconceituosas que nos rodeiam vem entendendo que não é um bicho de sete cabeças. E com certeza, numa explicação tão simples como a do Pai João Cambinda, tudo se torna ainda mais bonito e fácil de entender. Positivo com Negativo = Negativo, simples, não precisa muito mais do que isso. E se a gente for parar pra pensar, tudo no mundo é Energia, nós somos Energia num corpo físico, mechemos com Energias, então consequentemente atraímos Energias parecidas com as nossas, se por ventura atraírmos alguma negatividade é por que algo está de errado conosco e nisso precisamos melhorar.

Obrigado Pai João Cambinda...

Marcelo disse...

Pois é meu irmão... pois é... sábio João Cambinda!!! Aliás, um comentário típico de preto-velho, simples mas com uma ENORME profundidade. Toda vez que paro para pensar nas palavras dele, aparentemente óbvias e simples, aprendo mais!!! Chego a uma nova conclusão. Temos é que agradecer muito a Oxalá e Zambi por nos mandar mestres tão sábios!!! abraço...

Sintia Machado disse...

Assim como muitos, também já tive minhas impressões distorcidas e amedrontadas sobre Exus. Mas de tudo a gente tira uma lição, e eu tive a sorte do vovô João Mineiro me dar uma!
Questionei com ele o fato das imagens serem tão "agressivas". Julguei desconexo representar os Exus, entidades que tem como unico propósito, a evolução, em imagens com chifres e características do "mal". E disse ao vovô: "-Meus Exus não deviam ser representados assim!"
E vovô João Mineiro me perguntou: "-Quando a senhora vai defender a quem ama, a senhora vai com sua expressão mais brava e ofensiva, ou com a expressão mais serena e sorridente?"

Entendi, e nunca mais esqueci.
Obrigada Vovô!

Marcelo disse...

Não é mesmo??? (rs) Outro GRANDE MESTRE, né??? Vovô João Mineiro do pai Delmo!!! Olha q explicação mais simples e que resposta mais profunda!!! Se são os Exús nossos guardiões, se são eles que lidam com os obsessores, os quiumbas, as baixas vibrações... qual a melhor "armadura" para eles além de uma representação que os faça temidos e respeitados onde toda a luz já se apagou? Com toda certeza... esses pretos velhos são um poço sem fundo de sabedoria!!! Beijo querida e obrigado por dividir conosco esse ensinamento tão bonito!!!

Anônimo disse...

Caramba e essa ainda do Vovô João Mineiro... Fiquei até de boca aberta ao ver como eles (os preto velhos) respondem de uma forma tão simples, mas ao mesmo tempo com muita sabedoria.

Como o Marcelo disse: "Esses pretos velhos são um poço sem fundo de sabedoria."

Seria interessante demais se algum dia o seu Delmo Ferreira lançasse um livro com os simples e sabios ensinamentos dos "Vovôs".

Abraços!!!
Saravá Umbanda.

Unknown disse...

Belas palavras ditas por uma entidade do nível de Pai João Cabimda. A dualidade existem dentro da cada um. Se você deixar a face negativa se sobrepor à positiva, o campo vibracional daí criado ficará voltado para o lado perveso do ser. Aliás, vale a pena relembrar que Jesus, quando estava no deserto há mais ou menos 40 dias, foi testado e tentado a aflorar o lado negativo de seu ser. Acreditar que ele não possuía esse lado é renegar a própria essência, pois, somos semelhança do Criador. Por isso, devemos sempre estar buscando o lado bom de cada um e de si mesmo, para com isso, melhorar o Mundo. Agreço, sempre que posso, aos velhos por sua lições devida, poi, são a chave do amanhã. Em cada pequena frase, desconexa às vezes no primeiro momento, aprendemos e temos a noção de como agir nas situações que nos são postas no dia a dia.

Unknown disse...

- Gostaria de aproveitar este espaço...e dividir com vcs um outro momento com um amigo Preto Velho, do meu coração...nos idos de 1987, inicando ainda alguns passos no terreiro-CEUXCO, indignado com algumas situações de maldade e tristeza, perguntei ao Pai Joaquim de Angola(Pai Delmo)...o que acontecia aos que procuravam entidades pra fazer o MAU?..ele, como sempre....ajeitou sua bengalinha fina....acariciou a "foquilha" dela e respondeu= "menino, voc~e já experimentou cuspir sem molhar a própria língua? ri e disse IMPORSÌVEL ISTO!...Ele...riu...e reforçou:- da mesma maneira, jamais conseguiremos fazer BEM ou MAL a quem quer que seja....sem EXPERIMENTARMOS primeiro. em alguns anos de convivência na Casa e com estes AMIGOS...notamos que muitos vão e vêm...entram e saem...buscam e dardejam até mesmos os próprios irmãos; alguns se arvorando em JUÍZES atênticos dos demais...esquecendo...que por sua língua passou a própria saliva.... Abraço fraterno a todos! parabéns pela dedicação Marcelo!!! saravá!!!

Ana disse...

Pelo amor de Zambi, vocês só podem estar brincando!!!!!Onde um Preto Velho iria aprender Física?????!!!!Por favor, isso é brincadeira, essa "coisaq" que vocês fazem, não pode e não é Umbanda, isso é sim uma tremenda brincadeira!!!Como pode uma pessoa fazer isso com um Preto Velho, dizer uma coisa dessa!
me desculpem, mas esse Sr. Delmo é uma piada. Uma coisa eu concordo, tudo vai depender mesmo do médium, do BOM médium e do MAU médium. Positivo e Negativo...Física!!!!Só pode ser brincadeira.

Marcelo disse...

(rs)Infelizmente sra. Ana, não conheço a Umbanda q a senhora pratica. Não sei o que a senhora tem de ensinamento dos seus Guias e nem o quanto a senhora estuda ou procura se informar. Mas acho q algumas coisas a senhora deveria saber: Primeiro que EDUCAÇÃO, HUMILDADE e acima de tudo RESPEITO são requisitos básicos de qualquer médium. Ou pelo menos deveriam ser. Esse blog se propõe a conversar, informar, discutir e até debater. Nunca tentar ridicularizar ou achincalhar quem quer que seja ou a crença que tenha. Por isso moderamos os comentários. Infelizmente nem todos prezam pela educação e bom senso, como a senhora bem demonstrou. E segundo, embora as entidades sejam chamadas de PRETOS VELHOS, essa é uma forma fluídica que elas assumem. Nem todo "PRETO VELHO" foi preto ou morreu velho em sua última encarnação. Antes de se arvorar com dona da verdade, a senhora deveria tentar se informar mais, quem sabe com seus próprios Guias? Eles com certeza tem MUITO o que ensinar para a senhora. E para terminar, longe de ser uma piada, o Sr. Delmo é um babalaorixá respeitadíssimo, tem mais de 30 anos de Umbanda, comanda um casa com mais de 200 médiuns, de seu terreiro já saíram mais de 10 casas em cidades como Teresópolis, Petrópolis, Rio de Janeiro e São Paulo. Uma corrente de fé, esperança e caridade que envolve centenas de pessoas e está muito longe de ser uma brincadeira. Não sei quem a senhora é, ou o que pensa que sabe, mas sinceramente, desejo muita luz em seu caminho que vejo não estar totalmente perdido, visto que pelo menos com a essência do ensinamento, a senhora concordou! Agora só falta praticá-lo!

Royo disse...

A umbanda tem vários rituais, uns que somente desenvolvem a parte da banda e, se esquecem de quem faz o trabalho pesado. Isso mesmo, são os exu ( mensageiros) que desenvolvem os trabalhos mais pesados, pois, vibram, em uma escala espiritual, mais próximos a nós, razão pela qual para se haver o equilibri devem sem respeitados e desenvolvidos. Acredito, que a Sra. Ana, em seu ritual não o faz, deveria verificar que a Sra. acaba por estar com um lado deficiente. Mas o que parece brincadeira é crêr que uma entidade com Xango iria em uma encruzilhada ou até mesmo no cemitério para desfazer um trabalho de magia negativa, ai sim, acho que a Sra. deveria rever seus conceitos e preconceitos com relação aos nossos eternos amigos EXUS. Em nosso ritual é comum vermos exus realizando curas e outras coisas mais.. Estar fechado para os fatos é instagnar no plano evolutivo do Ser. Leia, estude, consulte para evitar opiniões erradas ou desprovidas de fundamentos..

Unknown disse...

Sra Ana, como uma das co- responsáveis pelo bom andamento ESPIRITUAL do Ceuxco (Centro Espírita de Umbanda Xangô Caô do Oriente),me cabe também a missão de responder-lhe que sua atitude verbal, foi de desrespeito, de ignorância e de preconceito. Nossa Casa se dedica à Caridade e à formação de médiuns há quase trinta anos, o que nos dá embasamento e conhecimento bastante para entendermos uma mensagem Espiritual, seja ela de um Preto Velho ou de qualquer outra Entidade do Astral. Informe-se:"uma Entidade, qualquer uma, pode ter tido em outras vidas, desde uma profissão das mais humildes até a de um grande cientista. A sua roupagem fluídica dependerá de sua opção espiritual".

Ana disse...

Em relação à resposta da Srª Iva, quando diz que: "uma Entidade, qualquer uma, pode ter tido em outras vidas, desde uma profissão das mais humildes até a de um grande cientista. A sua roupagem fluídica dependerá de sua opção espiritual".
Vou deixar minha opinião a respeito, já que ela tão prontamente, se dignou a responder.
Por exemplo, se uma entidade, no caso um Preto Velho, só como exemplo, diz que foi um japonês em outra vida, ela irá trabalhar com saque ao invés de cachaça?
Essa teoria Srª Iva, é para Centros Espíritas e não para a Umbanda.

Marcelo disse...

Sra. Ana, gostaríamos primeiro de tudo de agradecer mais uma participação sua neste espaço. Queremos ressaltar, que um dos objetivos a que nos propomos aqui é exatamente a troca de idéias e discussões a respeito da Umbanda, Espiritualidade e Evolução, contanto, claro, que dentro dos mais básicos níveis de educação e respeito ao próximo e às suas crenças. Visto que em sua nova abordagem a senhora demonstrou mais educação e respeito do que nas últimas, seja primeiramente bem vinda! Embora todos aqui tenhamos de uma forma ou de outra, nos identificado, ou costumemos fazer isto quando participamos, e já que a senhora mesmo na sua terceira participação ainda não o fez, fica-nos muito difícil entender algumas de suas colocações. Não sabemos o seu preparo, não conhecemos o seu grau de instrução, nem pudemos identificar o ritual no qual a senhora trabalha. Poderíamos aqui, dentro do seu exemplo, discorrer sobre a importância da “bebida ritual” nos trabalhos de Umbanda. Poderíamos então lembrar para a senhora que o mesmo exemplo é completamente descabido, já que nem todo Preto Velho bebe cachaça. Alguns, caso a senhora ignore, bebem café, outros água de côco e alguns... até ÁGUA PURA! Entre outras bebidas mais, é claro. Poderíamos então explicar mais detalhadamente a senhora o porquê dessas diferenças e a finalidade de algumas delas. Mas como disse, não conhecemos a senhora, não sabemos o seu preparo espiritual, o ritual que a senhora pratica – sim, porque caso a senhora ainda não saiba, o RITUAL praticado dentro dos MUITOS possíveis dentro da mesma UMBANDA vai variar bastante em detalhes, permanecendo em muitos casos apenas a essência – e nem o quanto a senhora tem de estudo sobre o assunto. Notamos é claro, que o seu interesse em acessar nosso blog e participar dele, demonstra que a senhora tem o ímpeto de se informar, o que julgamos extremamente importante, já que uma das maiores lições que a Umbanda e nossos Guias nos trazem é a busca pela evolução. Seja ela encarnada ou desencarnada. Porém, também pudemos perceber que ainda falta à senhora um dos requisitos mais básicos a qualquer médium de Umbanda: a HUMILDADE. Exatamente esta qualidade demonstrada pelos nossos queridos mentores que quando assumem a sua forma fluídica de PRETOS VELHOS nos ensinam também uma outra importante lição: QUE SÓ PODEREMOS EXERCER A LEI MAIOR DA UMBANDA, O AMOR, QUANDO NOS DESPIRMOS DO PRECONCEITO, infelizmente outra lição que a senhora claramente ainda não aprendeu e infelizmente faz questão de demonstrar, tanto quanto pleiteia ser a soberana e detentora dos ensinamentos únicos e verdadeiros da Umbanda, coisa que qualquer médium ou estudioso com um pouco de conhecimento sabe não existir quem o tenha, quanto quando faz distinção entre Centros Espíritas e Umbanda. Lamentamos esta sua atitude, mas desejamos que a senhora volte sempre para participar, desde que educada e civilizadamente de nosso blog, engrandecendo nossas discussões. Quanto à resposta final da sua pergunta, vou deixar por conta da Yalorixá Iva, a quem afinal ela foi dirigida...

Unknown disse...

Sra. Ana, a mensagem que quis lhe passar, dentro daquilo que aprendi nesses 30 anos em que professo a Umbanda, é que não importa de que recursos Entidades lançam mão para se aproximarem de nós, simples mortais, de nos fornecerem conhecimentos importantes para nossa evolução e aprendizado e sim de concretizarem essa incumbência que lhes foi confiada pelo Divino.

Unknown disse...

Quem disse que seria "fácil"?
-Prezados;
Não ia manifestar opinião...apenas LER, ditigir minha costumeira PRECE a todos...e sair-tempo curto;
Mas...é "gritante" a falta de educação e respeito de dona ANAe ainda com este nome...)
Lamentável... Parabéns Marcelo!!1 ...que apesar da tenra idade, vemos a MATURIDADE ESPIRITUAL se desenvolvendo... Beijão irmão!!!

Clauser Marques - Cacau disse...

Caros Irmãos em Oxalá. Mais uma vez sinto ter que concordar com a mídia oportunista que depõe com os trabalhos sérios que nossos Mentores vem com tanta dificuldade nos ensinar. Infelizmente temos quando em vez nos deparar com a estagnação de determinadas pessoas que se recusam a encarar a Umbanda como uma ciência e como uma religião, hoje Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro. É muito fácil criar verdades absolutas quando na nossa incapacidade de ser coerentes com a ciência, nos apegamos à crendices, lendas e outras formas de expressão já tão obsoletas no terceiro milênio no qual vivemos.
A evolução espiritual é cultuada em diversas culturas, desde o Egito Antigo, até as "primitivas" culturas religiosas não africanas como as Maias, Aztecas, Incas, Vickings, Niponicas, Sino-Tibetanas.O direito de comparação entre estas culturas nos mostra geográficamente que cada povo com sua terminologia para os elementos naturais se "coincidiam" com os Orixás do Panteão Africano, hoje tambem cultuado pela Umbanda. Lamento profundamente que pessoas questionadoras e sem condições de fundamentar seus questionamentos, utilizem um trabalho sério de acordo com nossa realidade hoje para tripudiar sem nem mesmo ter condições de sustentar seus argumentos e ainda utilizar o anonimato para não se comprometer com uma realidade que provavelmente não tem capacidade de entender. Gostaria muito de que este trabalho mantenha-se num excelente nível, o qual é o propósito original do Blog. Discussões fundamentadas, comprovadas e que acrescentem novos conhecimentos para a nossa EVOLUÇÃO ESPIRITUAL seja sempre bemvinda, as críticas sarcásticas sejam simplesmente ignoradas por aqueles que se divertem em denegrir o trabalho que sua própria incopetência pode realizar.
Parabenizo o Moderador do Blog, a Mãe de Iva de Oxum e ao Pai Delmo de Xangô, que por três décadas dedicaram suas vidas pessoais para ENGRANDECER o trabalho de nossos Guias Espirituais. Quanto à Sra. Ana, aconselho a fazer uma reavaliação de seus valores e tentar dentro de seus limites se atualizar, pois as vidas espirituais e manteriais sempre serão dinâmicas para poder equilibrar um planeta e seres humanos em crescente tecnologia e fundo científico, fundo este que foi condecido aos homens pelo Criador Divino, a quem nos confia o trabalho árduo de equilibrar todas as sociedades, sem distinção de sexo, religião,raça, cor, e etc...e a palavra chave para este propósito começa com HUMILDADE, sendo seguida por ESTUDOS, PESQUISAS, E COERÊNCIA. Quando a Sra Ana chegar à este nível, talvez ela possa compreender melhor o mundo e os carmas que lhe cercam. "Pois a cada ação existe uma reação de igual ou maior intensidade em sentido contrário.", esta é apenas uma das provas que a ciência acompanha o espírito, pois é uma das Leis Físicas de Isaac Newton que suste
ntam a teoria da criação do Mundo e seu equilíbrio ecossistêmico.
Que a Paz de Zambi, Oxalá e todos os nossos Orixás abençoe as "feras, as crianças e principalmente os ignorantes".
Parabéns, o Blog é exatamente o que nós UMBANDISTAS precisamos para engrandecer nossas almas.
Honradamente assino este comentário como fui feito: Babalaô Clauser De Oxosse. Petrópolis - RJ

Jully lindinha disse...

Olá Marcelo, bom dia!
Meu nome é Marize e conheci o blog fazendo uma pesquisa no Google sobre o Vovô João Mineiro, pois fui convidada a fazer um acróstico com as iniciais do nome dele e gostaria antes de obter maiores informações sobre quem ele foi enquanto encarnado, por exemplo, e sobre o trabalho que desenvolve enquanto desencarnado.
Sou espírita e sigo os ensinamentos do Cristo estudando as pesquisas feitas por Allan Kardec, mas sempre que posso, leio sobre outras fontes espíritas ou espiritualistas, com alguns preferem definir, pois não deparei-me ainda com nenhuma verdade absoluta, e no momento a minha verdade, na qual EU acredito, é a que melhor responde minhas indagações acerca de tudo o que nos cerca.
Quero ter a oportunidade de conhecer o Seu Delmo, pois pareceu-me ser uma pessoa bastante evoluída espiritualmente, dada a sabedoria dos espíritos que o acompanham.
Caso você possa me fornecer maiores detalhes sobre o Vovô João Mineiro, agradeço antecipadamente. Preciso entregar o trabalho à amiga que solicitou até quarta-feira. Meu e-mail é marizepinheiro@gmail.com.
Aguardarei ansiosamente.
Um abraço fraterno.
Marize Castilho

Marcelo disse...

Oi Marize,
Bom, primeiro acho legal essa sua busca por uma verdade que te satisfaça, seja ela qual for. Engessarmos em uma só crença e acreditarmos que apenas uma pessoa, profeta ou mentor tem a verdade absoluta, ao meu ver, parece estarmos negando a própria diversidade criada por Deus. Se Deus nos fez semelhantes mas diferentes, é justo que existam caminhos diferentes, porém semelhantes, para alcançarmos o que viemos buscar neste mundo: Evolução, conhecimento, discernimento, amor e um contato maior com o Sagrado. Continue estudando, buscando, se informando isso sempre faz muito bem!
Quanto ao Vovô João Mineiro, preciso te explicar uma coisa: Não existe APENAS UM Vovô João Mineiro, assim como não existe apenas UMA Marize e apenas UM Marcelo. Mesmo em nossa Casa - Centro Espírita de Umbanda Xangô Caô do Oriente ou CEUXCO Teresópolis - ou algumas outras afiliadas, existem outras entidades que assumem esta identidade, baseada no tipo de trabalho que desenvolvem, na linha em que vêm (no caso Mina) ou algumas outras particularidades impossíveis de serem comentadas. Saber quem este mentor em questão foi na sua última encarnação, acho que pouco lhe serviria para seu acróstico. Quanto ao trabalho desenvolvido, de uma forma geral você pode encontrar em qualquer literatura sobre pretos-velhos que são, ao meu entender, um bom exemplo dos "diferentes-semelhantes".
Para finalizar, te enviarei o e-mail do Pai Delmo, para um esclarecimento maior e convido-a para conhecer nossa Casa, onde temos sessões de caridade abertas ao público, todas às quartas-feiras.
No mais, que a Paz de Zambi (Deus) lhe acompanhe e boa sorte em sua empreitada.

Abraços fraternais,

Marcelo.

Anônimo disse...

Marcelo. Primeiramente parabéns pela qualidade do forum. Notei um grau de maturidade muito bom na disseminação das informações. Frequento a casa de vocês e a cada dia que passa consigo eliminar mais e mais as minhas dúvidas. Continue nesta missão sublime de instruir os filhos da Umbanda para que não persistam na ignorância. Para Ana. Gostaria de dizer humildemente que procure se informar melhor, entender o porque a pessoa nasce com uma mediunidade ostensiva, qual missão Deus lhe reservou como médiuns, quem são estes amigos que se mostram a você como guias espirituais, quais as suas histórias, o quanto vocês juntis podem aprender, e ajudar, o principal Ajudar, auxiliar fazer o bem em todos os seus aspectos. Não deixe este dom abençoado que recebestes seja mal utilizado por espiritos obsessores que adoram os médiuns não instruídos e principalmente os orgulhosos. Desejo a todos muita paz, fraternidade e Amor. Rafael